top of page

Comportamento em Cerimónias Fúnebres

O artigo de hoje é sobre alguns aspetos que devemos ter em consideração a quando do falecimento de alguém. Pretende ajudar a evitar gaffes que possam causar sofrimento à família enlutada e constrangimento a quem, sem intenção, o causa. Ter um comportamento adequado mostra sinal de respeito.

Podemos considerar que o velório é a forma da família se despedir do seu ente querido e de ter algum conforto dos restantes familiares ou amigos. Deve, por isso, ser uma cerimónia íntima.

Todos nós já nos vimos confrontados por uma notícia de falecimento de alguém, é delicado enviar uma mensagem de texto, que será lida quando for oportuno. Por vezes quem perde um ente querido, pode querer estar sozinho/a, ou tratar dos assuntos relacionados com as cerimónias fúnebres e não querer ser incomodado/a. Temos de respeitar a forma como cada pessoa lida com a morte.

As condolências podem ser dadas pessoalmente ou por uma nota, em qualquer dos casos se não tiver possibilidade de ir ao funeral, envie uma coroa de flores. Se for ao funeral deve chegar a horas e desligar ou colocar em silêncio o seu telemóvel.Enviar coroa de flores é adequado nesta situação.

Para comparecer ao velório ou funeral, opte por vestuário discreto e que usaria numa ocasião formal. Não use vestuário colorido e/ou decotado.

Tenha em atenção os temas de conversa, não fale mal de ninguém e em particular do falecido/a. É ofensivo e desadequado.

Se estiver triste e quiser chorar, chore. Partilhar a tristeza pode facilitar o processo do luto.

Por fim, tenha em atenção que as cerimónias fúnebres são eventos sociais, não convivios sociais.

Passados alguns dias das cerimónias fúnebres, telefone ou visite a família enlutada. O seu apoio pode ser importante.

Espero que, apesar de um ser tema triste, as notas que partilho sejam úteis, porque por muito que nos custe a morte faz parte da vida!

Até breve,

SRM


1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page