“A Royal Lunch”

Férias são sinónimo de mais tempo para visitar palácios, exposições, passeios ao ar livre, etc.

Hoje fomos visitar o Palácio Nacional de Sintra, que vale a pena conhecer, descobrir os seus encantos, estórias e história. 

Mas houve mais um motivo que nos levou a Sintra, a exposição temporária subordinada ao tema “A Royal Lunch”. Depois de no passado mês de Maio, participarmos no Colóquio “Mesa, Cerimónias e Rituais”, onde podemos visitar a Sala dos Jantares  Grandes, e descobrir as peças maravilhosas, serviços de loiças, vidros, peças em prata, etc, que pertencem ao acervo dos Palácios nacionais, não há como não ficarmos rendidos a tal beleza e imponência.

Fomos ver, ou melhor observar, atentamente, a organização, os serviços, as pratas, que fizeram parte da mesa do almoço oferecido pela Rainha viúva D. Maria Pia e do seu filho Rei D. Carlos, à Rainha Alexandra, consorte do Rei Edward VII, do Reino Unido, em 1905.

Também patente na exposição estava o programa de música. Sentímos que uma viagem no tempo, poderia acontecer, se fechássemos os olhos, ouviríamos a azáfama dos criados, as carruagens a chegarem, nobres e monarcas a conversar à volta de uma mesa real. 

Vale a pena passar pelo Palácio Nacional de Sintra. 

Até breve!

 

 

Deixar uma resposta