Colóquio Mesa, Cerimónias e Rituais

Se há local com história e de grande beleza, é o Palácio Nacional da Ajuda. Neste belíssimo Palácio decorreu o “Colóquio Mesa, Cerimónias e Rituais”. 

Com uma vertente histórica, as conferências apresentadas abordaram temas relacionados com a Alimentação, Etiqueta e Rituais. Por uma questão de interesse pessoal, destacamos no primeiro dia, a conferência do Senhor Embaixador Bouza Serrano,  subordinada ao tema “A Mesa e as suas circunstâncias”. 

No segundo dia, destacamos duas conferências, a da Dra. Maria João Botelho Moniz  Burnay, “ Os vidros à mesa numa corte oitocentista: Cerimonial e uso” e a da Dra. Cristina Neiva Correia sobre “Mesas do Casamento de D. Carlos e de D. Amélia: Cerimonial, alimentos, decorações e objetos”

Para os interessados em Protocolo, ponto alto foi a visita à Sala dos Jantares Grandes. Nessa sala e com  a explicação da Dra. Cristina Neiva Correia, viajámos no tempo. Conseguimos imaginar a agitação da preparação da sala para uma refeição de grande dimensão e com convidados ilustres. Conseguimos ouvir a música, sempre presente nos jantares da Corte, conseguimos imaginar as  mesas decoradas com flores e peças de prata, os serviços de loiça e copos encomendados  nas mais finas lojas europeias, tudo perfeito para um jantar inesquecível dos convidados para o Palácio Nacional da Ajuda. 

 

 

 

 

 

 

 

Também para nós foram dias inesquecíveis, onde conseguimos aliar formação a um local cheio de história e de tanta coisa para descobrir ou redescobrir. 

 Até breve! 

Deixar uma resposta