Festas de Natal nas instituições

Com a chegada da época de festividades dedicadas ao Natal, decidimos republicar o artigo “Festas de Natal nas instituições”. Estas festas, em ambiente mais descontraído do que o habitual em contexto de trabalho, podem levar a alguns excessos. Considerando que a imagem profissional deve ser mantida, porque está numa festa da instituição que representa/trabalha,  adote um comportamento adequado à situação. 

Alguns conselhos que pode ter em conta e que certamente irão ajudar a manter uma imagem profissional adequada, mesmo durante a festa de Natal da instituição onde trabalha:

  • A confirmação da sua presença na festa deve ser feita até à data limite mencionada no convite. É sinal de boa educação e de respeito pelo anfitrião ou comissão responsável pela organização.
  • Se o convite para a festa for  apenas para colaboradores, não é extensível. Não leve nenhum convidado ou familiar. Poderá causar constrangimento ao seu anfitrião ou à comissão responsável pela organização da festa.
  • Mantenha um Comportamento discreto. Durante a festa, continuará a ser observado por colegas e chefias. Tenha em atenção a comunicação não verbal – a forma se senta, come e/ou bebe.
  • Atenção ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O consumo deste tipo de bebidas pode levar a excessos, que no dia seguinte poderão trazer arrependimentos e problemas. Se tiver algum incidente deste tipo, peça desculpa pelo comportamento desadequado.
  • Dress code – Quando for mencionado no convite, respeite. Se não for mencionado, mantenha o estilo que habitualmente no seu dia-a-dia profissional. 
  • Temas de Conversa – Evite falar apenas de trabalho e/ou temas que possam causar algum constrangimento ou discussões com colegas, como por exemplo política ou temas relacionados com a religião. 
  • Aproveite para conversar com colegas, com quem não trabalha diariamente. Simpatia e Afabilidade, são aqui o segredo para conhecer e manter os contactos na instituição. 
  • Se na festa de Natal, além dos colaboradores, participarem clientes considere que o seu comportamento irá contribuir para a Imagem da Instituição.
  • Com a expansão das Redes Sociais, a qualquer momento, uma Fotografia fica disponível. Não tire fotografias sem autorização e não permita que partilhem, as suas, sem a sua aprovação. 
  • No final da festa, agradeça ao Anfitrião e aos responsáveis pela organização da festa.

Aproveite o momento de convívio, sem que isso lhe cause problemas de futuro, a nível profissional. 

Até breve! 

Leia ainda sobre este tema: https://www.linkedin.com/pulse/what-do-your-office-christmas-party-peggy-newfield

Deixar uma resposta