Viajar de Avião

Com a aproximação da data do III Congreso Internacional el Protocolo Contemporáneo "Protocolo y Redes de Investigacion", em Madrid e com a viagem marcada para a participação do Ateliê de Etiqueta, neste evento, surgiu a ideia de escrever este artigo sobre o comportamento adequado em viagens de avião.

A preparação da viagem tem de ser feita com algum cuidado, pelo que  deixamos aqui alguns detalhes que irão certamente facilitar a organização da sua viagem:

  • Verifique se a sua documentação está em ordem e não se esqueça de a levar no dia da viagem juntamente com os bilhetes.
  • As malas, para algumas pessoas, uma verdadeira dor de cabeça! – verifique as dimensões da bagagem de mão, assim como o que nela transporta. Pode, junto da companhia aérea, saber  o que é ou não permitido levar, bem como qual o limite de bagagem permitido. Ainda sobre as  malas, quando as fechar guarde a chave num local de fácil acesso, poderá ter de as abrir para vistoria das autoridades.
  • Roupa, a escolha deverá recair sobre modelos e sapatos confortáveis, mantendo, no entanto, uma imagem cuidada. Tenha atenção à sua higiene, irá permanecer num espaço muito limitado e que qualquer odor pode causar incomodo aos restantes passageiros. Se o voo for de muitas horas talvez seja boa ideia levar um kit para a sua higiene. Sentir-se-á mais fresco e pronto a enfrentar os seus desafios. Quanto à utilização de perfume, a sua escolha deve recair sobre uma fragância suave.
  • Faça o check in com tempo, para que tenha oportunidade de escolher o lugar que considera mais adequado. Respeite os horários mencionados, para não causar atrasos. Cumpra as diretrizes que lhe forem dadas para passar nos detetores de metal e o procedimento será cumprido com maior rapidez.
  • Respeite a ordem de entrada e dê prioridade a pessoas idosas, grávidas ou a quem estiver acompanhado de crianças de colo.
  • Dentro do avião e tendo em conta que o espaço é exímio, respeite as indicações do pessoal de bordo, arrume a bagagem de mão no compartimento adequado, fale em tom moderado/baixo, ao recostar o seu assento verifique se não irá incomodar a pessoa que viaja atrás de si. Tenha cuidado com quem viaja ao seu lado e também à sua frente. Se todos tivermos cuidado, será uma viagem mais cómoda.
  • Desligue os aparelhos eletrónicos. Durante o voo, use os phones para ouvir música, que ainda assim devem estar com o volume baixo.
  •  Se viajar com crianças, leve uma pequena mochila com alguns brinquedos, livros e material de pintura, além de um pequeno lanche e não permita que perturbem os restantes passageiros.
  • Na hora da refeição a bordo, endireite a sua cadeira. Coma com cuidado e no caso de ter  alguma restrição alimentar comunique à companhia aérea antecipadamente. Caso consoma bebidas alcoólicas, faço-o com moderação.
  • Antes de sair recolha o lixo e se utilizar o wc deixe-o limpo.
  • Quando sair do avião, agradeça e cumprimente a tripulação.
  • Mantenha a calma, mesmo que tenha sido um voo atribulado e vá buscar a sua mala, evitando atropelos junto às passadeiras das malas.

Faça uma boa viagem e até breve!

Deixar uma resposta