Boas maneiras na convivência com vizinhos

A convivência entre vizinhos deve ser afável, mas com alguma formalidade. Nem sempre é fácil, porque somos todos diferentes e consequentemente encaramos o dia-a-dia de diferentes formas. Há, no entanto, alguns pormenores que devemos ter em conta e que irão facilitar a nossa convivência no condomínio/edifício onde vivemos. Viver em comunidade, exige de cada um de nós, um maior cuidado com as boas maneiras e comportamento.

É importante preservar a privacidade, não só em casa como nas áreas comuns do condomínio/edifício. Sempre que se cruzar com alguém  cumprimente e seja simpático, sejam os seus vizinhos ou funcionários do condomínio/edifício.  Evite conversas constrangedoras ou comentários, sobre a sua vida, ou sobre algum vizinho. O seu comportamento irá influenciar o das pessoas que partilham esses espaços consigo. Respeite para ser respeitado. img_two_30

Em termos mais práticos…

Respeite as normas constantes no regulamento interno do condomínio/edifício, mas não só. Há comportamentos que não necessitam de estar escritos e devem ser evitados, como por exemplo conversar com a porta do elevador aberta, fazer obras fora do horário regulamentado, deixar lixo na porta, ocupar as áreas comuns com velharias ou materiais que já não utiliza, etc. Demonstre respeito pela utilização das áreas comuns.

Falar alto, ter aparelhos de som/televisão com volume elevado, andar de saltos altos, fazer obras em casa ou dar uma festa,  são acontecimentos que poderão causar barulho e perturbar o descanso dos seus vizinhos. Evite! Aconselho uma leitura do Dec. Lei n.º 9/2007.

Se tem animal de estimação, saia com ele pela trela. Se o seu animal sujar as áreas comuns, limpe de imediato.

Se tiver necessidade de pedir algo emprestado, utilize e devolva logo que possível, sem se esquecer de agradecer.

Participe nas reuniões de condomínio. Assim, saberá o que se passa e poderá fazer parte da tomada de decisões.

Ensine as crianças comportarem-se adequadamente quando utilizam as áreas comuns do edifício, piscina ou elevador.

Ajude os seus vizinhos, seja a tocar no botão do elevador ou abrir uma porta. Se pretende visitar um vizinho não o faça, sem um contacto prévio.

Podemos concluir que, se não gosta de ser incomodado faça o possível para não incomodar ninguém. Cumprimentar, agradecer, ser gentil, paciente, responsável e solidário para com vizinhos é fundamental, só assim terá uma convivência harmoniosa.

Se tem interesse por esta temática poderá ler também os seguintes artigos: http://etiquette.about.com/od/RelationshipEtiquette/a/Neighborhood-Etiquette.htmhttp://www.womansday.com/relationships/family-friends/advice/a5817/9-things-your-neighbors-wish-you-knew-119984/

Até breve!

Deixar uma resposta