Boas maneiras na condução

Após a realização dos exames de código e de condução, estamos habilitados a conduzir. Conhecer e cumprir as regras que nos são ensinadas durante o período de aprendizagem é essencial. No entanto, as boas maneiras terão também um papel preponderante no dia-a-dia de quem conduz.  

Considerando o estudo elaborado pela  empresa Goodyear e a London School of Economics and Political Science (http://www.lse.ac.uk/newsAndMedia/news/archives/2015/09/YouAutoKnowWhichDrivingPersonalityAreYou.aspx)  podemos afirmar que o comportamento que adotamos quando vamos na estrada, influência o comportamento dos outros, ou seja há uma reacção em cadeia.

Devemos, por isso, adotar ter um comportamento adequado. Agradecer ou ceder passagem possivelmente irá gerar  comportamento idêntico nos condutores com quem nos cruzamos. Da mesma forma se tivermos comportamentos desadequados como gesticular, gritar ou competir, por exemplo, corremos o risco de alguém ter um comportamento idêntico.

 

Alguns detalhes que podem fazer a diferença e demonstrar as suas boas maneiras na estrada:

driving_etiquette_t

Alguns exemplos de regras de condução pelo Mundo

 

  • Evite gritar, gesticular ou agredir verbalmente os outros condutores.
  • Cumpra as normas de trânsito, evitando fazer manobras perigosas e excessos de velocidade.
  • Dê prioridade aos veículos em marcha de urgência.
  • Mantenha a distância adequada entre os veículos.
  • Respeite as passagens de peões e evite, quando for época de chuva, molhar os peões.
  • Quando for estacionar respeite os lugares reservados. Estacione nos sítios próprios e de forma a que a circulação dos veículos se faça sem problemas.
  • Se tiver um acidente, mantenha a calma e educação. A situação já é difícil se perder a calma só irá piorá-la. Se bater num veículo estacionado deixe o seu contacto.
  • Se atropelar um peão, peça ajuda e não abandone o local. No caso de assistir a um acidente, chame os serviços de urgência. Não podendo ajudar saia do local para que as forças policiais e médicas possam trabalhar.
  • Utilize o telemóvel, apenas com o “kit de mãos livres”.
  • Ao viajar acompanhado, tenha em atenção ao ar condicionado e volume do som. No caso de transportar crianças utilize as cadeiras adequadas e certifique-se que colocam o cinto de  segurança.
  • Se é fumador ou se viajar com um fumador, tenha o cuidado de parar. Essa paragem cumprirá o objetivo de  fumar e também de descansar.

Esperamos que este artigo tenha a sua atenção e que amanhã quando iniciar o seu percurso tenha em conta alguns dos detalhes aqui apontados.

Poderá ainda ler sobre este tema no:  http://etiquette.about.com/od/Manners/a/Basic-Driving-Etiquette.htm

Terminamos com a frase sobre o tema abordado neste artigo “Na estrada é que se conhecem os cavalheiros e as verdadeiras senhoras“, de autor desconhecido.

Até Breve!!!

Deixar uma resposta