Boas maneiras nos transportes públicos

A utilização dos transportes públicos facilita a circulação dentro das cidades, diminui a poluição  e na maioria das vezes é mais económico para o utente.

No entanto, partilhar um espaço ou serviço, exige dos utentes conhecimento/utilização de regras de boas maneira, algumas vezes esquecidas na correria do dia-a-dia.

Se for utente de autocarro, respeite a fila aguardando o seu lugar, sem estar junto à pessoa que está à sua frente, respeite o espaço individual. No caso de utilizar o comboio ou o metropolitano (metro), aguarde na lateral das portas para  que os utentes que estão a sair o façam sem atropelos, só depois deve entrar.paragem-do-autocarro-na-cidade-19962311

Cumprimente o motorista.  Se tiver necessidade de comprar o título no próprio transporte, facilite o troco. Valide o seu título no equipamento disponibilizado para o efeito, mantenha-o até ao final da viagem e se o  mesmo lhe for solicitado pelo revisor mostre-o, este profissional está apenas a fazer o seu trabalho.

Quando entrar no transporte, não bloqueie a entrada. Caso não tenha lugar onde se sentar, dirija-se a uma zona onde haja mais espaço e deixe os acessos livres. Situação  idêntica no caso das  saídas, que não devem ser bloqueadas. Não empurre, peça licença no caso de a entrada/saída estar bloqueada e por fim agradeça. As “palavrinhas mágicas” surtem sempre efeito.

Se outro utente necessitar de ajuda para subir/descer do transporte, disponibilize-se para ajudar.

Durante a viagem, se ouvir  música, tenha em atenção o volume em que coloca o seu aparelho, o mesmo deve ser utilizado de forma a não incomodar os utentes que viajam ao seu redor. Também não deve tratar da sua imagem (maquilhar, pentear ou cortar unhas), comer, nem beber nos transportes e quando tiver de transportar bagagem, utilize as zonas próprias para esse efeito. Não deite lixo no chão, nem deixe na lateral dos bancos.

Tente não ocupar os lugares reservados, se o fizer, tenha atenção e disponibilize-o se alguém necessitar (grávidas, pessoas idosas, etc).

Ainda em relação à ocupação dos lugares, utilize apenas o seu, não pouse pacotes/sacos noutros lugares, ocupando-os inadvertidamente.  Sente-se de forma adequada, não destrua nem suje os bancos.

Com a massiva utilização do telemóvel, há sempre alguém que o utiliza nos transportes públicos, nesse caso deve ter-se cuidado com o tom de voz, situação que também deve ser salvaguardada quando se mantem uma conversa. Se viajar com crianças explique-lhes que se devem manter sossegas para não incomodarem os restantes utentes.

Tenha em consideração que se evitar incomodar os outros utentes a probabilidade de ser incomodado será menor. Respeite para ser respeitado.

Espero que o artigo seja útil. Até breve!

Deixar uma resposta