Etiqueta à mesa

b32ai1ovm9sdwysm0xezv2vku

Refeição em ambiente formal

Quando falamos em etiqueta à mesa, penso nas regras que me foram transmitidas e que hoje transmito ao meu filho.  Menciono neste artigo algumas das regras de etiqueta à mesa, que devemos observar, seja em ambiente familiar ou em ambiente formal.

Quando se sentar cuidado com a sua postura, que deve ser direita, mas sem exageros. Se tiver casaco coloque-o no cabide, não nas costas da cadeira, assim como a sua carteira para a qual poderá utilizar um suporte próprio.

As refeições podem ser momentos de convívio e/ou de negócios, por isso tenha cuidado com o tom de voz e barulho, que podem causar incómodo aos restantes frequentadores do mesmo espaço.

Enquanto espera que lhe seja servida a refeição, não mostre impaciência nem brinque com os talheres. Aproveite para conversar e ter tempo de qualidade, seja com a sua família ou para a resolução de negócios. Não escolha temas de conversa que possam causar constrangimentos, como é o caso da política ou religião. Evite também falar sobre doenças, tragédias ou mexericos.

Deixe de parte o telemóvel, a televisão ou até mesmo a leitura enquanto está à mesa.

Coloque o guardanapo no colo e nunca coloque os cotovelos na mesa.

Ao servir-se, faça-o sem encher o prato. Quando iniciar a sua refeição não debruce o seu corpo sobre o prato, deverá “levar a comida à boca, não a boca à comida”.

Coma sempre com a boca fechada, não fale com a boca cheia,  evite fazer barulho e não gesticule com os talheres nas mãos. Se tiver dúvidas, quanto à utilização dos talheres lembre-se que deve usá-los de fora para dentro.

O pão deve ser cortado à mão. Não use o pão para comer molho e não o coloque na sopa. Se comer sopa não incline o prato, coma apenas até onde conseguir.

Cuidado com a toalha! Não coloque caroços, pequenos ossos ou espinhas na toalha, utilize um pratinho para esse efeito.

Tenha atenção ao ritmo em que a refeição decorre e adapte o seu ritmo ao dos restantes comensais. Se precisar de alguma coisa que esteja fora do seu alcance, não passe o braço na frente de ninguém, peça delicadamente para lhe passaremo que necessita e agradeça.

Antes e depois de beber limpe a sua boca, o seu copo não deve ficar sujo.

Não se levante sem terminar a refeição. Aguarde que todos os comensais terminem a refeição, devendo posteriormente colocar o guardanapo no seu lado esquerdo, sem o amarrotar.

Se necessitar ausentar-se, peça licença, não desapareça… E se for uma senhora, aproveite para retocar a maquilhagem, em privado, nunca à mesa.

Antes de terminar este artigo, gostaria de partilhar convosco um vídeo do especialista em Etiqueta William Hanson. Espero que gostem!

Até breve!

Deixar uma resposta