Os conceitos básicos do “Ateliê de Etiqueta”

Neste artigo decidi partilhar convosco, particularmente para quem possa não estar tão familiarizado com estes temas,  conceitos que considero importantes e que irão  ser mencionados em artigos futuros. Nada como o primeiro conceito ser o referente às Boas Maneiras…

As Boas Maneiras, ou seja mostrar consideração pelos outros, são a essência do comportamento civilizado e, como tal, estão intimamente ligadas a toda a vida em sociedade”, segundo Ana São Gião no livro “Etiqueta e Boas Maneiras”.

Etiqueta – “Conjunto de normas de conduta social. A Etiqueta tem vindo evidentemente a sofrer transformações de modo a  adaptar-se às novas circunstâncias de cada época”, segundo Ana São Gião no livro “Etiqueta e Boas Maneiras”.

O Cerimonial – “Ato Solene público e privado. Ora, para que a este ato se assegure, precisamente, a solenidade, é imprescindível que decorra de foram ordenada e sem atropelos”, segundo Susana de Salazar Casanova e Henrique Pietra Torres no livro “Protocolo Empresarial”.

Segundo Paulo Regis Salgado, no seu livro “Protocolo Cerimonial e Etiqueta em Eventos”, Cerimonial “É a sucessão de atos que integram um evento publico ou privado, traduzindo a sequência das diferentes partes de programação especifica”.

O Protocolo – “Conjunto de regras que rege o cerimonial, atos solenes, os eventos”, segundo Susana de Salazar Casanova e Henrique Pietra Torres no livro “Protocolo Empresarial”.

A Tech-Etiquette -“Expressão que designa  as regras de Etiqueta e de comportamento que devem ser observados pelos utilizadores para comunicarem através de qualquer tipo de plataforma  tecnológica, em que se inclui a comunicação telefónica e a escrita”, segundo Susana de Salazar Casanova e Henrique Pietra Torres no livro “Protocolo Empresarial”.

Estas são algumas das definições sobre estes conceitos, haverá mais e de variadíssimos autores. Espero que a minha escolha vos tenha sido útil e abra caminho a novas pesquisas e leituras.

Até Breve!!

Deixar uma resposta